Orgãos Sociais

Os membros dos órgãos sociais nomeados para o mandato 2022/2024

Prof. Doutor Eugénio Leite<br><span style="font-size:15px"><b>Presidente</b></span>

Prof. Doutor Eugénio Leite
Presidente

Licenciado e Doutorado em Medicina pela Universidade de Coimbra. Diretor Clínico e Administrador das Clínicas Leite. Leciona, como Professor Auxiliar, na faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior, onde aceitou o convite para estruturar e dirigir o módulo de Oftalmologia. É membro de várias Associações, entre as quais o IIIC (International Intra Ocular Implant Club), a Comissão da ACSS do Ministério da Saúde, o Conselho Científico da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior, a Entidade Reguladora da Saúde, a American Academy of Ophthalmology e a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, entre muitas outras.

Apelidado de Pai da cirurgia a Laser em Portugal, foi pioneiro na introdução da cirurgia a Laser para erros refrativos e para a catarata, no tratamento a laser para o olho seco e para o glaucoma e na realização de angiografias sem o uso de contraste, entre muitas outras técnicas.

Deu o seu contributo a vários estudos científicos e coordenou projectos europeus de oftalmologia como o projeto da área BIOMED (European Community Projects /IBILI – Universidade de Coimbra), sob o tema “Desenvolvimento das Metodologias de Digitalização e Análise Quantitativa do Segmento Anterior do Olho”.

Participou, como investigador, em múltiplos projectos de desenvolvimento de instrumentação para oftalmologia. A sua atividade científica inovadora permitiu, em 2005, patentear a nível europeu e mundial um novo método de libertação progressiva de fármacos em lentes intra-oculares.

Vencedor de vários prémios nacionais e internacionais pela sua atividade de investigação, como o Prémio Investigação Oftalmológica – European Society for Cataract and Refractive Surgery (ESCRS) – De Jong Award.

É membro do Lions Clube de Portugal desde 1993, tendo desempenhando funções de Governador do Distrito 115 Centro Sul de Lions Clube de Portugal em 2013-2014.

Conselho de Administração

Eugénio Óscar Luiz Batista Leite
Filipe Miguel Ferreira Leite
Rui Jorge Silva Vala
Mário Rui Rebelo Luís Castro
Diretor Executivo

Fiscal Único

Rui Murta da Costa
Conselho de Curadores

Eugénio Óscar Luiz Batista Leite
Filipe Miguel Ferreira Leite
Maria Fátima Eleutério Lopes
(Membros com mandato temporário)
Rui Paulo Brogueira
(Membros com mandato temporário)
Conselho Estratégico

Ljubomir Stanisic
Jaime Gonçalo Ferreira Pedrosa
José Manuel Rosa Egipto
Renato Santos Kobayashi
António Alves
Victor Sá Carneiro
Tiago Sá Carneiro
Rui Miguel Freire Simões
Pedro Miguel Felizardo Antunes
Artur Miguel Balocas Francisco
Luís Guilherme Mendes
António José Neves Pires Amado
Rui Jorge Silva Vala
Mário Rui Rebelo Luís Castro
Manuel Bello Rodriguez
FUNDAÇÃO EUGÉNIO LEITE A FUNDAÇÃO EUGÉNIO LEITE nasce da preocupação, cada vez maior, das Clínicas Leite e do Prof. Doutor Eugénio Leite com a comunidade, reconhecendo que a sustentabilidade é um trabalho contínuo entre empresas e sociedade civil e que esse trabalho é impulsionador e motivador para uma atitude solidária, enquanto instituições e enquanto seres humanos.

Fundação Eugénio Leite
Rua Sinais de Fogo 6 Edifício Ecrã - Parque das Nações